Viagem interrompida por um desastre

Quando planejamos uma viagem, só pensamos em diversão, juntar o descansar e o passear, arrumar as malas, os documentos. Tantas coisas a se pensar para realizar o sonho da viagem principalmente se ela é internacional, porém uma coisa que ninguém espera ou deseja que aconteça é uma desgraça.

E se justamente no momento que você está lá acontece um desastre ou inicia uma guerra?  Infelizmente estamos sujeitos a isso e essas coisas podem acontecer em qualquer momento. Em alguns casos é possível prever o fato, mas em outros casos não. Além disso, existem lugares mais propícios a certos desastres como por exemplo: terremoto no Japão, confrontos na região de Israel e Palestina, e recentemente estamos acompanhando a passagem do Furacão Milton na região da Flórida nos Estados Unidos.

Se existe a informação de que algo está para acontecer ou já está acontecendo e você ainda não embarcou pode tentar mudar a data, evite ir para uma zona de risco. Financeiramente esse adiamento pode sair muito mais barato, mesmo considerando as despesas extras (como pagar taxas de mudança de período, adiamentos de reservas), do que enfrentar a situação e ter mais despesas inesperadas, isso sem contar que sua vida e de seus amados não tem preço.

A primeira dica é sempre fazer um seguro-viagem. Ele é muito importante para te respaldar em situações de crise, principalmente relacionadas a emergências médicas.

Se você está indo para uma região onde pode acontecer algum desastre natural, pesquise antes sobre a região para ver como os nativos agem em uma situação de desastre natural. Por exemplo, todos sabem que quando a água do mar recua muito a ponto de vermos áreas que normalmente estão de baixo d’água isso pode significar que um Tsunami está vindo e o melhor a se fazer é ir para áreas firmes e altas. Porém, o que fazer em uma situação de furacão, terremoto ou guerra?

Pesquise também se tem algum evento importante no local que você vai, na data em que estará lá. Quando viajamos para Santiago, no Chile, fomos em setembro e não sabíamos, mas o dia 11 de setembro é comemorado o dia do Golpe de Estado de 1973. Nesse dia todo o comércio, lojas, restaurantes fecha depois do almoço e muitas pessoas vão às ruas e fazem protestos. Para nós foi bem complicado porque não conseguíamos achar onde comer e ficamos trancados no hotel, além do medo por causa dos protestos, desperdiçando um dia de nossas tão sonhadas férias. Esse é um exemplo para você entender como essas informações são importantes para garantir que não sofrerá o mesmo apenas por não ter feito uma pesquisa básica antes.

Outra dica, que faço em todas as viagens, é levar um kit para situações imprevistas. Coisas simples, como um kit para primeiros socorros básico, lanterna (poupe a bateria do seu celular, ele pode ser mais útil como um comunicador do que como uma lanterna), algo como um canivete Suíço (lembre-se de despachá-lo na hora do check-in, se não você irá perdê-lo no embarque). Além disso, tenha uma cópia autenticada de todos os seus documentos e não as deixe junto aos originais, não adianta nada deixar juntos, pois se perder a mala onde eles estão continuará na mesma.

Sempre que você entrar em um local desconhecido é bom que você veja como sair em uma situação de crise. Todo hotel tem um mapa, ou plano de fuga, que normalmente fica atrás da porta de seu quarto, ele informa a rota de fuga mais próxima de seu quarto e é interessante que você o decore, pois certamente será útil durante uma emergência.

Esse ponto informado acima não é importante apenas para entender o funcionamento do hotel, mas a região onde você está na cidade, onde ficam os locais importantes como polícia, hospital, farmácia. Se está fora do país o mais importante é o Consulado ou a Embaixada de seu país, ele pode ser o seu principal ponto de socorro ou refúgio em situação de desastre.

Mas o que fazer se o desastre aconteceu no momento que você já está no local? Em uma situação de desastre, principalmente em um país estrangeiro, é importante seguir algumas diretrizes para sua segurança:

Mantenha a calma e avalie a situação ao seu redor, identifique o que pode ser mais crítico.

Busque informações, daí a importância da bateria no seu celular, ele pode ser muito útil para buscar informações de como está a situação, ou informar suas condições.

Contate as autoridades locais, polícia, bombeiros, um ponto de apoio é o seu consulado ou embaixada.

Não consegue sair do local, ele é seguro? Se não, tente o fortificar, mesa pode ser um abrigo básico.

Tenha um plano de evacuação, está com amigos em outros quarto os locais criem um ponto de encontro.

Ajude os outros, se você está em condição de ajudar ajude, mas saiba o que está fazendo para não prejudicar a pessoa, o simples ato de chamar um bombeiro ou policial já é uma forma de ajudar sem tocar na pessoa. 

Mantenha contato, sempre informe onde vocês está e como está, se for necessário sair informe onde está indo e em quais caminhos vai passar.

Siga as orientações das autoridades.

Lembre-se, através desse post quis passar uma breve orientação do que fazer em uma situação de desastre e principalmente sobre a importância de colocar esse item no planejamento de sua viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima